Lego – é um magnífico quebra-cabeça de 3 dimensões(3D), e esse ano estamos focando mais a parte do trabalho em equipe e sobre aprender a lidar com as diferenças, seja de opinião diferente do outro, como também os tipos diferentes de personalidades dos colegas. Os conteúdos nas aulas, as montagens dos blocos e peças, auxiliam a criança a ter noções de construção, engenharia, física e matemática. Nas aulas dividimos por sorteio os alunos em grupos de 3 ou 4, onde lhes são dadas as funções, tais como: o líder que ajuda professora, os construtores, os relatores, e os organizadores. O Lego também ajuda a trabalhar o valor da cooperação, a inteligência emocional e interpessoal, a liderança, auxiliando na coordenação motora fina, e assim como alguns benefícios do xadrez, onde há melhora nos estudos matemáticos, na tomada decisões, solucionar problemas, a ter um raciocínio rápido e um bom raciocínio lógico, auxilia a inteligência espaço-temporal, a ter mais estratégia, análise e reflexão, também estimula a responsabilidade e prepara para a vida adulta ensinando valores como respeito ao próximo, objetivo, e também ajuda na concentração, atenção e na memória. No início do ano ensinou-se um pouco da teoria do lego, do seu significado que é “brincar bem”, ou “eu armo”, “eu monto” e ainda “eu junto” e sua história, vimos também as diferenças de cada tipo de lego, e a variedade de peças e de blocos. Trabalhamos alguns conceitos tecnológicos, aprendemos os nomes de algumas peças e suas funções como das polias, engrenagens, eixos, motor, suporte de pilhas, pneus… Ensinamos sobre ter paciência com os colegas, para que não se faça nada apressadamente, pois a montagem não dará certo, não se encaixará ou funcionará corretamente. Aprenderam também sobre como organizar as maletas, peças e seus cuidados, pois cada coisa tem o seu lugar. Nas aulas também são aplicados alguns conteúdos de matemática como fração, multiplicação, divisão e quadrados perfeitos… As montagens são feitas através de manuais e aplicamos desafios, instruções e situações-problemas para o aluno resolver. Já montamos o Carrinho de mão, a Balança ou gangorra, o Guindaste, o Caminhão varredor, a Vara de pescar… dentre outros. E neste segundo semestre ainda teremos muito mais assuntos, dependendo da turma, como o Ventilador, o Dragster, o Carro de corrida, um Hodômetro, o Martelo bate-estaca, o Robô dog mecânic, o Robô quadrúpede… e os alunos simplesmente amam quando as montagens se movimentam sozinhas. Por Thalita Epitácio
Posts recentes
Arquivos
- maio 2020
- março 2020
- janeiro 2020
- dezembro 2019
- novembro 2019
- outubro 2019
- setembro 2019
- maio 2019
- abril 2019
- janeiro 2019
- dezembro 2018
- novembro 2018
- outubro 2018
- setembro 2018
- agosto 2018
- julho 2018
- junho 2018
- maio 2018
- abril 2018
- março 2018
- fevereiro 2018
- janeiro 2018
- dezembro 2017
- novembro 2017
- outubro 2017
- setembro 2017
- agosto 2017
- julho 2017
- junho 2017
- maio 2017
- abril 2017
- março 2017
- fevereiro 2017
- janeiro 2017
- dezembro 2016
- novembro 2016
- outubro 2016
- setembro 2016
- agosto 2016
- julho 2016
- junho 2016
- maio 2016
- abril 2016
- março 2016
- fevereiro 2016
- dezembro 2015
- novembro 2015
- outubro 2015
- setembro 2015
- agosto 2015